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O Opala do Seu Ivo, 70 anos: 4 cilindros aspirado 3.2

Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020.

O Opala do Seu Ivo


Opala 73 "deixado no tempo" é resgatado por Senhor de 70 anos e ganha mecânica 4 cilindros aspirada de 200 HP. Mas a pintura ficou original. 


Texto: Rodrigo Vieira @Autodynamics

Fotos: Alexandre Andreoli


A @Autodynamics sempre valorizou a história dos donos com seus carros e esta é uma história muito legal e cheia de personalidade. Afinal, este Opala poderia ter sido transformado em 6 cilindros, o que tiraria um pouco da magia do conjunto da obra.

Este é o Opala de Ivo Andreoli, 70 anos, um apaixonado por preparação. O exemplar é um Opala Especial 1973, 4 cilindros, que foi salvo pelo "Seu Ivo" no ano de 2006. "O antigo dono amarrava os cavalos nele. O carro estava atirado no tempo e com a cor original Platina "gasta". Em tempos onde as pessoas acabam "fabricando" pinturas envelhecidas no conhecido "Rat Look", este é um Opala que o tempo é quem cuidou da pintura. 

Mas tem um detalhe muito importante a respeito desta pintura: O carro era lavado pelo antigo dono com água de açude e esta água vinha com areia junto. Também tem marcas de arame de campo. "Meu pai não pinta por nada neste mundo! O carro tem toda a mecânica zerada e preparada, mas ele adora a lataria com as marcas do tempo", falou Alexandre Andreoli, filho do seu Ivo e outro apaixonado por Opalas. 

Resgatado em 2006, sua primeira preparação foi um aspirado 2.7 com dois carburadores Solex 40 em pé, dois anos depois do resgate. Mas "Seu Ivo" queria melhorar ainda mais e o motor recebeu nova preparação feita pela conhecida Mecânica Vilmar Valmórbida Racing (VVR), oficina da cidade de Bento Gonçalves (RS). 

Pensa que é brincadeira? Alexandre nos detalhou a mecânica que continuou 4 cilindros, porém agora 3.2L: 

"O motor 4 cilindros aspirado tem mais de 200 HP para rua. Utiliza pistões e Mahle 4.040", virabrequim cursado importado balanceado, retentor Fel-Pro bipartido, bielas GM 5.7", com 2 Speed 44 idf, cabeçote trabalhado com lump ports T6, válvulas de aço inox Manley Race Flo 2.02" admissão e 1.6" escape, Balanceiros de alumínio ProComp 1.7" roletados, parafusos ProComp, Molas e pratos Isky, tuchos mecânicos Crower, varetas CompCams, comando 280+ especial order VVR, engrenagens de comando e virabrequim CompCams, bloco 151 rebaixado com o’ring, Taxa 13:1, lubrificação de óleo forçada nas saias de pistões, bomba de óleo Schadek recalibrada, juntas Taranto, tampas de válvula e de tuchos de alumínio Engine, polis micro V sob medida, ignição MSD 6AL, bobina Spa Turbo X-Force 60 kV, Cabos de vela Taylor 409 Spiro Pro Race Wire 10.4mm, velas NGK, Bomba de combustível Carter Hi-Volume, coletor de escapamento dimensionado 4x1 AN 1 7/8", arranque hi-torque de V8, radiador original, embreagem 1200 lbs com acionamento hidráulico, câmbio 3 marchas original na coluna, conta-giros SummitRacing, diferencial Dana 3.54:1, suspensão com molas e amortecedores traseiros recalibrados", detalhou Alexandre Andreoli – que tem um modelo SS em construção.

Pois é meus amigos. Se você encontrar um Opala na rua e não tiver um ouvido apurado, poderá tomar um susto no farol... O Seu Ivo não perdoa não...


CONFIRA AS IMAGENS:

Seu Ivo fazendo um novo suporte para a bobina

O interior original ganhou apenas um contagiros Summit no melhor estilo Old School

O Motor 4 cilindros, agora 3.2 com um par de Webers IDF e 4x1: ficha técnica extensa

A primeira configuração do motor, um 2.7 com um par de Solex em pé

A pintura Platina original gasta pelo tempo: lavado com água de açude


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