Segunda-Feira, 16 de Março de 2015.
Texto: Claudia Catalano - Artivinco Racing
O piloto de drag race, Sidnei "Grandão" Frigo, irá participar de uma nova categoria da modalidade esportiva, a Pro Mod. Ele está no circuito da PDRA – Professional Drag Race Association e pretende competir em algumas etapas também pela NHRA – National Hot Road Association, de onde faz parte como piloto profissional.
Grandão deixa a categoria Top Fuel Dragster neste momento por dois motivos: a demanda por maior investimento de tempo e dinheiro, e para poder se dedicar à sua empresa no Brasil. "A categoria Top Fuel depende tanto de dedicação como de investimentos maiores e, neste momento, tenho que me dividir entre a minha empresa no Brasil e a carreira como piloto", informa. Para Grandão, correr pela Top Fuel foi uma grande experiência. "Percebi que é a categoria que tenho mais afinidade, mas, pelo meu tempo, pude competir em poucas etapas nos últimos dois anos. Tenho como plano futuro voltar a competir pela Top Fuel Dragster e correr uma temporada inteira" conta o piloto.&
Lucas, o filho mais novo de Grandão que tem 11 anos, fará sua estreia em solo americano este ano, na categoria Dragster Jr. Será em julho, também pela PDRA, na prova de Maryland. "Se tudo correr bem e Lucas tiver um bom desempenho, ele seguirá carreira nos Estados Unidos", comenta o piloto.
Camaro Pro Mod que Grandão irá pilotar
Outra novidade é que Grandão - e sua equipe da Artivinco Racing - passam a competir em uma equipe de Pro Mod, a Proline Racing. Até que seu novo carro fique pronto, o piloto usará o carro de Jose Gonzalez, da El General, que também faz parte da equipe Proline. A estreia do piloto de Itatiba (interior de São Paulo) na PDRA será na prova da Texas Motorplex, que ocorre nos dias 20 e 21 de março, no Texas. O circuito terá dez provas no total.
Sidnei "Grandão" Frigo foi destaque nos Estados Unidos durante toda a sua participação como piloto da NHRA em provas de categorias esportivas, como a Top Alcohol Dragster, e nas profissionais, como a Top Fuel Dragster. Tanto o piloto brasileiro, como seu dragster de 8 mil cavalos, com as cores da bandeira do Brasil, chamaram a atenção de veículos de comunicação e do público aficionado por essa modalidade esportiva, que chega a ter público médio de 40 mil pessoas em cada etapa, realizada cada uma em um estado diferente dos Estados Unidos.
Grandão começou a competir nos Estados Unidos em 2011. Mas sua história na Arrancada brasileira tem mais de 22 anos. A carreira do piloto e a história desse esporte no Brasil se complementam. No início da carreira, Sidnei "Grandão" Frigo andava com um Gol Turbo, cujos motores ele mesmo modificou e adaptou para correr no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Ele tinha 18 anos na época. Depois vieram os Funny Cars e os dragsters Top Álcool.
Em 2011, no Festival Brasileiro de Curitiba, o piloto estreou o A/Fuel, um dragster com motor aspirado que gera 4.000cv de potência e utiliza uma mistura de combustível de nitrometano e metanol. Para iniciar a carreira nos Estados Unidos, o berço da Arrancada, Grandão adquiriu um dragster com a mesma configuração do A/Fuel brasileiro e começou a competir pela categoria esportiva Top Alcohol. Nesse mesmo ano, o piloto brasileiro conseguiu a licença para dirigir dragsters Top Fuel e obteve a primeira vitória em solo americano. Em 2012, Grandão conseguiu a segunda vitória na NHRA e conquistou as melhores posições no ranking da organização norte-americana. Ficou entre os dez da categoria Top Alcohol. Em 2013, o piloto estreou em um dos maiores desafios de sua carreira, que foi competir na categoria máxima da Drag Race mundial, a Top Fuel. Foram dois anos na Top Fuel, categoria que exige muita dedicação e tempo do piloto. Como é empresário aqui no Brasil, Grandão decidiu continuar competindo nos Estados Unidos, mas em uma categoria que consiga também administrar seu negócio, que é a Pro Mod.
Vídeos do Carro:
SAIBA MAIS:
http://www.pdra660.com/schedule/
http://www.dragzine.com/news/first-look-at-the-new-el-general-twin-turbo-pro-extreme-69-camaro/
© Copyright 2001-2025 - Autodynamics - O portal da Arrancada no Brasil.