Conecte-se Twitter Facebook Youtube Feed
DNT Turbos
BF Câmbios Grilo Pneus

Matéria: Veraneio Ex Viatura!

Quarta-Feira, 27 de Dezembro de 2017.

Veraneio 1986 Ex Viatura de Polícia

Texto e Fotos: Pedro Lessa

"Até quem não devia nada para a polícia, tinha medo" - assim descrevem aqueles que nasceram até o início da década e 1980 e se depararam alguma vez com uma viatura da Policia Civil, Rota ou da "Força Pública" naquela época. 

A temida Chevrolet Veraneio, cujo ronco característico dos seis cilindros em linha era ouvido ao dobrar a esquina, seguido pelo barulho das portas se fechando, causava pânico generalizado. "Quando a viatura encostava e as portas se fechavam, todo mundo corria ou transpirava de medo, até aqueles que não tinham motivos para criar essa `fobia`. Naquela época, a Polícia era truculenta e intolerante a qualquer tipo de violação das leis. A Polícia era mais respeitada e tinha mais autoridade", conta Marcio Galluzi, proprietário da Chevrolet Veraneio 1986 que figura nesta matéria.

A história do paulistano Marcio Galluzi e seu envolvimento os carros começou através de seu pai, que trabalhava na Ford e teve Maverick GT, Corcel GT, entre outros modelos da montadora quando Marcio ainda era criança. Durante a adolescência, Marcio passou a visitar constantemente uma agência de veículos chamada Old Car, localizada na Av. Nazaré, bairro do Ipiranga da capital paulista, que vendia veículos especiais como Buick, Mercury, Chevrolet Impala, Camaro, entre outros muscle cars. "Aqueles carros me deixavam fascinado e cada vez com mais vontade de ter um. Quando descobri que os donos da loja eram dois irmãos que moravam perto da minha casa, fiz amizade com eles. Daí em diante, vários negócios foram feitos e a amizade só fortaleceu", conta Marcio, que em seu histórico de automóveis teve desde Maverick GT `76, Opala `72 6cil., Alfa Romeu TI `78, Jeep Willys `68, Puma GTE `80, Karmann Ghia TC, até diversos modelos VW, tais como Fusca, Kombi, TL e Variant. Atualmente, sua garagem acomoda apenas a Veraneio com "espírito de justiceira", aposentada, curtindo os melhores anos de sua vida.

Segundo o atual proprietário, esta Veraneio pertenceu ao Delegado de Polícia Romeu Tuma. Depois recebeu baixa pelo estado e foi para leilão"Era uma viatura oficial descaracterizada de uso exclusivo do delegado", revela Marcio, que encontrou o carro através de um amigo revendedor. "O carro foi encontrado em um estacionamento, estava sem funcionar há algum tempo. Fiz uma revisão da mecânica e elétrica, seguido da suspensão refeita por completo pela Ligeirinho Suspensões, com molas e amortecedores recalibrados com nova carga. Garimpei algumas peças de acabamento e também encontrei rádio, módulo de sirene e giroflex, tudo de época. Os detalhes e cuidado com a estética ficaram a cargo do amigo Carlos Eduardo da Renovadora Roma Pires".

Detalhes como os sobrearos nas rodas originais, faróis auxiliares e espelho retrovisor interno maior são acessórios que exaltam o charme da Veraneio que superou seus anos de trabalho e agora passeia apenas aos finais de semana com céu limpo. "Nem na chuva saio com ela", brinca Marcio. "O projeto ainda está no começo, as ideias vão chegando aos poucos. A ideia é com os pequenos detalhes deixá-la o mais próximo da originalidade de uma viatura da época".



CONFIRA MAIS FOTOS ABAIXO!


Veja outras matérias como esta no site dos nossos parceiros da Autobahn: www.autobahn.net.br


AFP
Poke Parts Interno Regis Racing
Compartilhe com seus amigos:
Share

« Voltar