Conecte-se Twitter Facebook Youtube Feed
DNT Turbos
Grilo Pneus Regis Racing

1º Treino Teste Race Valley

Data: 13/02/2016 a 14/02/2016.

Local: Race Valley Motorsports Park - Tremembé - SP - 201 Metros.

Em Outubro de 2014, a Autodynamics mostrou em primeira mão o que seria a nova pista de arrancada do estado de São Paulo. Fizemos enquete junto aos nossos leitores e questionamos o nome que seria adotado no local. Menos de dois anos depois tivemos a satisfação de realizar a cobertura do 1º treino teste da Race Valley, novo complexo de arrancada situado na cidade de Tremembé (SP), 140 km da cidade de São Paulo. 

O local é um empreendimento dos empresários e pilotos de arrancada, Agnaldo Porte (Dominator Performance), Regis Ramos (Juruna Oxigênio) e Vinicius Moreira (Vini Rodas) e estes não mediram esforços para proporcionar um local que eleva o esporte à um novo patamar no estado de São Paulo.

Acreditávamos que iríamos encontrar um local rústico, com muito ainda a ser construído. Muito pelo contrário! O local encontra-se com obras muito adiantadas. O primeiro treino teste contou com sanitários prontos, área de boxes cimentada, galpão com mezanino para briefing, sanitários ao lado do alinhamento para os pilotos, bebedouros espalhados, praça de alimentação, entre outros atributos do local. Destaque para um ambulatório construído logo ao lado da pista, bombeiros no final da reta, entre outros quesitos de segurança. 

O principal estava perfeito: a pista com 201 metros de aceleração e 350 metros de área de frenagem. A reta conta com muretas de concreto em toda a sua extensão, além de retorno em concreto para os carros. Este retorno fica em frente do público, fato que proporciona um belo espetáculo para os fãs dos carros. 

Tamanho trabalho rendeu a presença de alguns dos maiores nomes da arrancada brasileira. O primeiro treino teste contou com o retorno de um dos carros mais amados do Brasil, o Opala YBL pilotado por Scort, um carro que conta com uma multidão de fãs de norte a sul do país! Scort mostrou estar em ótima forma e, com a assessoria do preparador e piloto Helder Gandolfo, andou forte no 1/8 de milha e cravou o tempo de pista de 4s898! Ainda no sábado, outra lenda da arrancada andou forte: Alexandre Kayayan, equipe Profix, cravou o tempo de 5s3 com sua pick-up SS10 blower. André V8 Carrillo, equipe Technic, trouxe o Dodge Charger de volta à pista com nova cor preta. Somente aspirado, andou na casa dos 6s5 (mesmo tempo que fez há mais de 5 anos atrás) e com nitro cravou 6s3! Um dos pontos altos do treino foi uma puxada entre Scort e Henrique Porte, piloto e preparador da Dominator Performance. Henrique protagonizou burnouts insanos e empinadas bem ao estilo norte americano com seu Camaro Big Block Nitro e andou na casa dos 6s1! 

Outro grande destaque foi o piloto e preparador Alisson Maiello com a Parati 20v Força Livre Dianteira (FLD). O piloto andou na casa dos 5s6 e sua velocidade impressionou: 238 km/h. Outro carro que andou forte foi o Gol FLD de João Roberto Tasso, Sapinho Câmbios. O piloto treinou no sábado e, ao lado da Parati, andou na casa dos 5s7! 

A categoria mais disputada do país, a Dianteira Turbo B (DTB), contou com um forte representante: Fernando Lopes, o “Bomba”, equipe  Racetech. O Gol, equipado com pneus radiais, beliscou os 6 segundos e cravou 7s0! Os aspirados tração dianteira foram muito bem representados pelas equipes Peninha Street e Autotec.

Outro carro que chamou muito a atenção foi o Chevette TT de Cleiton Fernandes, o Bisteka da Steel Racing: várias puxadas com o Chevette C20XE na casa dos 5s7! Os motores VW a ar estavam muito bem representados por Leonardo Knupp (Knupp Preparações), Marcio Góes (Ratoeira), Emerson Benko (Free Motors), entre outros. 

Valtinho Costa esteve presente com seu Camaro Nitro de rua e cansou de andar nos 201 metros. Outras lendas marcaram presença, mesmo sem trazer o carro: Sandro Bruno (Sportsystem), Luis de Souza (Fusca TT Sportsystem), Toninho Leão (Equipe Leões Car), Pety Fuser (Grid Drag Race Team), Ricardo "Pudim" Bersani, Alejandro Sanchez, Anderson Dê, Beleza da Belquip, Marco Simões (Flash Preparações), Rodrigo R-X, Beto Illicit Customs, Fernando Leme (Autotec), Fabio Alarcon (DNT Turbos), entre tantos outros. Muitos pilotos e equipes que competem em Interlagos estiveram presentes: Kompressor, SNC, Tomate Racing, Gil Motors, WMS, Nãna Motors, entre outras. 

Um dos grandes destaques foi o tratamento de pista feito por José Snaple, um belíssimo trabalho com centenas de litros de VHT e trator para emborrachamento. Isto proporcionou grip que deixou a pista pronta para pilotos marcarem tempos bem próximos dos recordes nacionais. A cronometragem ficou a cargo da Cronocar, onde Agno Oliveira comandou os trabalhos com direito a placares eletrônicos no final da reta. 

A ótima iluminação da reta também está pronta, o que mostra que devemos ter provas noturnas. Porém o mais importante é o sentimento dos proprietários da pista: a intenção é proporcionar uma ótima recepção à todos, sempre muito atenciosos com os presentes e com a maior intenção de todas: fazer da Race Valley uma das grandes pistas de arrancada do Brasil e que vem somar com tantas outras para que este esporte cresça cada vez mais. Bem vinda Race Valley, estamos apaixonados pelo que vimos. 

Texto e Fotos: Rodrigo Vieira


Compartilhe com seus amigos:
Share

« Voltar