Conecte-se Twitter Facebook Youtube Feed
DNT Turbos
Metal Horse BF Câmbios

Copa Força Livre de Arrancada - 3ª Etapa

Copa Força Livre de Arrancada - 3ª Etapa

Data: 10/06/2016 a 12/06/2016.

Local: Autódromo Internacional de Curitiba - AIC - Pinhais - PR - 402 Metros.

Autodynamics esteve em Curitiba para a cobertura da 3ª etapa
da Copa Força Livre de Arrancada, etapa batizada de “Loucos por Arrancada”. Com
organização da Força Livre Motorsports, empresa que sempre foi parceira da
Autodynamics em apoio as coberturas que realizamos, o evento contou com um
super incentivo com a notícia de que o Autódromo Internacional de Curitiba
(AIC) continuará com as suas atividades no segundo semestre. As datas das
etapas ainda não foram divulgadas, pois diversos campeonatos de circuito também
estão em negociação. Também está confirmada a realização do 23º Festival Força
Livre de Arrancada em Dezembro de 2016.

Particularmente a Autodynamics sempre acreditou na
continuidade do autódromo, visto que em virtude da atual situação financeira do
país, seria completamente inviável a demolição do autódromo em 2016. Ainda não
existe confirmação de um campeonato 2017, mas tudo indica que deverá acontecer.
Estamos todos na torcida.

Sem dúvida esta foi a melhor etapa de 2016 até o presente
momento, principalmente pela rivalidade criada na categoria Turbo Traseira B
(TTB). Criamos uma postagem em nosso Facebook com os atuais favoritos da
categoria, fato que atraiu muito a atenção do público para a disputa. Esta foi
vencida por Filipe Sturion, equipe Serginho Motor Street. A equipe paranaense trabalhou
forte e Filipe mostrou forte controle psicológico aliado a um equipamento muito
constante. O piloto venceu a disputa e, de quebra, bateu o seu próprio recorde.

Importante lembrar que a categoria tem um ótimo custo
benefício. No regulamento da Copa Força Livre, a categoria não permite a
utilização de cabeçotes multiválvulas e câmbio importado. A grosso modo, um motor
VW AP 1.9 com cabeçote 8 válvulas e câmbio nacional pode ser altamente
competitivo. A Autodynamics apoia este congelamento do regulamento, assim como
acontece no Campeonato ECPA de Arrancada (Piracicaba SP), onde a categoria foi
criada. Somente o Campeonato Brasileiro de Arrancada da CBA liberou os
cabeçotes multiválvulas. Em nossa opinião, multiválvulas e câmbios importados
devem caminhar para a TTA.

Outro destaque ficou para o Israel Fontanella, equipe Julieta
Competições. Além de vencer na Street Tração Traseira (STT) com o Opala de
Vilson Ferreira, o novo dono do Opala TO 21 bateu novamente o seu próprio
recorde ao andar na casa dos 10s1 nos 402 metros.

A etapa contou com Dragster Top Alcohol de Avelino Queiroz,
equipe Power Tech. O carro andou na casa dos 7s1 em 402 metros. Avelino também
andou com o Camaro com motor 4 cilindros, “meio V8”, carro de Helder Gandolfo.
Apesar de um grande susto com uma explosão de solda, a parte de pistões e
bielas permaneceu intacta. O motor está em pleno desenvolvimento, um monstro
que equipa o seu Dragster Light.

Outro destaque ficou para a criação das categorias por tempo
na divisão 201 metros, fato que deverá proporcionar ainda mais competição para
carros de rua. Ainda não foram divulgados os resultados do “mata-mata” destas
categorias.

O susto ficou por conta da forte batida do Gol Força Livre Dianteira de Ricardo Righi. Porém, devido a segurança e ótimo critério de construção do carro da RCR, o piloto nada sofreu.

O tratamento de pista ficou a cargo de Snaple The Dragstrip
Man e Edy. Utilizaram VHT da PJ1.

Abaixo, vencedores, tempos, fotos e recordes.

Texto e Fotos: Rodrigo Vieira

Campeões da Etapa/Evento

Tempos

Compartilhe com seus amigos:
Share

« Voltar